Cadernos de Observação – Desenvolvimento de processos criativos e subjetividades artísticas | 08/05

Início: 08 de maio de 2020
Horários:
sexta-feira, 19h às 22h
sábado, 10h às 13h – almoço – 15h às 18h

Total: 2 aulas
Carga horária: 09 h/aula

Nível de exigência: básico
Pré-requisitos: nenhum
Público-alvo: estudantes, pesquisadores, profissionais de Moda, Fotografia, Artes e Ciências Humanas e interessados em geral.

Oficina de escrita e processos composta por teoria, discussão e exercícios práticos com o objetivo de despertar dispositivos criativos nos alunos. Na prática, iremos trabalhar com a criação em cadernos (ou a retomada de cadernos existentes). Interessa-nos abordar os cadernos como meio de práticas processuais entre escrita e desenho, fluxo e memória, íntimo e exterior, desejo e expressão, enaltecendo as relações entre arte e vida.

O curso tem por objetivo acompanhar e desenvolver projetos artísticos. Nos encontros, em um ambiente lúdico e bem-humorado, de troca constante, examinaremos referências e comentaremos os trabalhos, discutiremos os processos de cada aluno interessado em desenvolver um pensamento sobre seu próprio trabalho como meio de criação e/ou pesquisa de seus interesses.

Programa

  1. A escrita entendida numa dupla dimensão — processual e material — fazendo com que ela se desloque ininterruptamente em texto, desenho, ilustração, colagem, gráficos, mapas…
  2. Os projetos artísticos entendidos como novas reconfigurações subjetivas, tratando a relação entre arte e vida sob um prisma não necessariamente autobiográfico, mas
    político, tocado pelo acontecimento.
  3. O escritor desenha? o artista escreve? — os cadernos vêm sendo, na cultura ocidental, um lugar privilegiado de construção desses processos e passagens — veremos no curso, ao lado dos cadernos dos participantes, outros casos: Leonardo Da Vinci, Jean-Michel Basquiat, Marcel Proust, David Foster Wallace, Werner Herzog, Kurt Cobain…

Professor

GABRIEL PARDAL é escritor e ilustrador. Publicou em 2019 o livro “A Desobediência do Escritor”, uma reunião de textos de não ficção que escreveu no site-coletivo Ornitorrinco, no qual foi editor fundador. É autor da série de cartuns chamada “Canibal Vegetariano” e do livro homônimo. Seu primeiro livro chama-se “Carnavália” (2011). Também escreveu para teatro e cinema. Saiba mais em www.gabrielpardal.com

Investimento

3x de R$ 150,00 (R$ 450,00 até o início do curso ou enquanto houver vagas)

. Inicie o seu processo de matrícula clicando aqui.

Formas de pagamento

  • .À vista: dinheiro, cheque, transferência bancária [10% de desconto]
  • .Cartão de débito [3% de desconto]
  • .Cartão de crédito [presencial – valor integral em até 3x]
  • .Pagseguro [on line – valor integral em até 12x, sujeito à juros da administradora]

. A realização do pagamento acarreta na aceitação do contrato. Acesse clicando aqui.