Clarice Lispector e Lygia Pape: do ovo ao cosmo | ONLINE E AO VIVO | 20/07

Pintura de Clarice Lispector

Início: 20 de julho de 2020
Horários: segundas e quartas, 10h às 12h (horário de Brasília)
Total: 4 aulas
Carga horária: 08 h/aula

Nível de exigência: básico
Pré-requisitos: nenhum
Público-alvo: escritores, artistas e interessados em literatura e arte contemporânea brasileiras

*O curso será ministrado pela plataforma on-line Zoom

Em 1964, Clarice Lispector publica o livro de contos Legião estrangeira, que contém aquele que talvez seja um de seus textos mais enigmáticos, “O ovo e a galinha”. À imagem do ovo, Clarice associa, pelo menos, duas ideias fundamentais: a de começo e a de perfeição. É este o texto que Clarice Lispector lê no Congresso de Bruxaria realizado em 1975 em Bogotá, justamente o ano em que a escritora se dedicou com maior afinco a outra atividade que lhe interessava então cada vez mais e que não tornou pública: a pintura. A partir de um exame dessas obras plásticas e tendo “O ovo e a galinha” e outros textos de Clarice como guias,
veremos que a imagem de perfeição do ovo se desfaz, embora ainda se preserve a ideia de começo, que, agora, está associada a uma noção de magia.

Encontramos um movimento análogo na obra de Lygia Pape. Em 1968, com a performance O ovo, Pape também recorre à imagem do ovo a fim de sugerir um nascimento, um novo começo. Mais ilustrativo ainda dessa proposição de um novo começo talvez seja o filme La Nouvelle Création, realizado no ano anterior. Nesse curta, feito a partir do filme da Nasa que mostra o primeiro astronauta americano a flutuar no espaço, Pape imagina um novo nascimento para a humanidade. O novo começo aqui está associado à conquista espacial, que era, à época, um espetáculo público, acompanhado por todos desde o lançamento do primeiro satélite, o soviético Sputnik em 1957, e ao qual artistas e poetas não ficaram indiferentes: muitos, como Pape, passaram a associar o ovo ao voo. Aqui, a magia se revela tecnologia, sem deixar de ser magia.

Programa

Aula 1
Clarice Lispector. “O ovo e a galinha”: começo e perfeição. O Congresso Mundial de Bruxaria: magia e alquimia.

Aula 2
Pinturas de Clarice Lispector: do ovo quebrado ao ovo alquímico. A forma disforme: grutas, cavernas, começos.

Aula 3
Lygia Pape. O ovo: começo e perfeição. La Nouvelle Création e a conquista espacial.

Aula 4
O ovo, O livro da criação, La Nouvelle Création: do ovo ao voo, do espaço geométrico ao espaço cósmico. Lygia Pape e os poetas: Mallarmé, Wlademir Dias-Pino, Augusto de Campos, Haroldo de Campos, Arnaldo Antunes.

Professora

Veronica Stigger é escritora, crítica de arte, curadora independente e professora universitária. Possui doutorado em Teoria e Crítica de Arte pela Universidade de São Paulo (USP) e pesquisas de pós-doutorado pela Università degli Studi di Roma “La Sapienza”, pelo Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC USP) e pelo Instituto de Estudos da Linguagem da UNICAMP. É professora da Pós-Graduação em Histórias da Arte da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP). Entre seus livros publicados, estão Opisanie świata (2013), Sul (2016) e Sombrio ermo turvo (2019). Como curadora, foi responsável, entre outras, pelas exposições Maria Martins: metamorfoses e O útero do mundo, ambas no Museu de Arte Moderna de São Paulo (2013 e 2016), e, com Eduardo Sterzi, Variações do corpo selvagem: Eduardo Viveiros de Castro, fotógrafo, no Sesc Ipiranga (2015), Sesc Araraquara (2016), Weltkulturen Museum (2017-2018), em Frankfurt, Alemanha, e CIAJG — Centro Internacional das Artes José de Guimarães (2019), em Guimarães, Portugal.

Ovo, Lygia Pape


Investimento

R$ 300,00 (até o início das aulas)

. Para se inscrever, clique aqui e preencha o formulário com seus dados. Entraremos em contato via e-mail.
. Dúvidas? Entre em contato através do e-mail cursos@f508.com.br

Formas de pagamento

• À vista: transferência bancária
• Pagseguro [em até 12x, sujeito à juros da administradora]
• Desconto de 5% para matrícula em mais de um curso. Entre em contato via e-mail.
• A realização do pagamento acarreta na aceitação do contrato. Acesse clicando aqui.