Curso de Oleotipia – Impressão fotográfica com pincel | 03/10

Início: 03 de outubro de 2019
Horários: quintas-feiras, 19h às 22h
Total: 08 horas/aula

*A primeira aula tem duração e 2hrs

Nível de exigência: básico
Pré-requisitos: nenhum
Público-alvo: Fotógrafos amadores e profissionais e interessados em processos analógicos de fotografia, artistas e artesãos que trabalham com scrapbooking, livros autorais, encadernação, ilustração, etc.
Material necessário: 1 bloco de papel para aquarela com gramatura à partir de 200g formato A4, negativos em transparência (haverá orientação para a produção dos negativos durante o primeiro encontro), avental, toalha de rosto, óculos de proteção, pincel chato com pelo menos 2cm de largura, 1 pincel macio pequeno para retoques, 1 esponja comum de cozinha


O programa inclui: químicos e estrutura de laboratório.

Este curso explora de maneira experimental a técnica da oleotipia e algumas de suas variantes, como a impressão a óleo e o bromóleo. Originadas em meados do século XIX, essas técnicas utilizam de uma matriz fotográfica em gelatina transparente que é colorida com tinta a óleo utilizando pincel, tornando a imagem visível. Essas técnicas trazem um visual pictorialista às imagens e possibilitam o uso de cores, retoques e sobreposições às imagens.

Nesse curso vamos trabalhar habilidades comuns a muitos dos processos fotográficos históricos/alternativos em conjunto com técnicas de pintura e preparação de papel. Os resultados são sempre únicos e as possibilidades de criação são infinitas.

Programa

1ª aula (Teórica) | Introdução

  • Breve introdução histórica e técnica
  • Apresentação do espaço e matérias primas
  • Segurança
  • Tutorial para a produção de negativos em transparência de acetato
  • Apresentação/demonstração dos objetivos do curso e técnicas que serão utilizadas

2ª aula (Prática)

  • Preparo de gelatina e papel para impressão
  • Impressão de matrizes

3ª aula (Prática)

  • Colorização das matrizes preparadas
  • Impressão livre
Professor: Alexandre Dafoe de Aguiar

Nascido em Piracicaba, interior de São Paulo, desde criança se interessa por fotografia e seu funcionamento, sempre brincando com o mundo de ponta-cabeça da câmera reflex que pegava escondido da mãe. Sua primeira câmera foi uma Kodak Sport 25mm. Na faculdade frustrou-se com as novas câmeras digitais automáticas (point and shoot) e decidiu cursar workshops de fotografia PB 35mm na Rhode Island School of Design, onde se apaixonou pela fotografia analógica química. É formado em administração hoteleira pela Johnson & Wales University em Providence, Rhode Island, EUA, em Relações Internacionais pela George Washington University, Washington D.C., EUA, e com especialização em Língua e Cultura Russas pela Universidade Estatal de São Petersburgo, na Rússia . Em 2008, no final da segunda graduação, retomou a prática da fotografia em 35mm e foi apresentado aos processos históricos alternativos. Desde então tem se dedicado à pesquisa e ensino desses processos. Trabalhou com programas governamentais de educação em áreas de conflito no Brasil e no exterior até 2017, quando decidiu se dedicar à fotografia e outros projetos.


Investimento

1º lote: 3x de R$ 233,33 (R$ 670,00 até o início do curso ou enquanto houver vagas)

. Inicie o seu processo de matrícula clicando aqui.

Imagem de capa: Robert Demachy – A Multidão, 1910, técnica do bromóleo

Formas de pagamento

  • .À vista: dinheiro, cheque, transferência bancária [10% de desconto]
  • .Cartão de débito [3% de desconto]
  • .Cartão de crédito [presencial – valor integral em até 3x]
  • .Pagseguro [on line – valor integral em até 12x, sujeito à juros da administradora]

. A realização do pagamento acarreta na aceitação do contrato. Acesse clicando aqui.