Curso
Profissionalizante | ON-LINE E AO VIVO | 02/03

Início: 02 de março de 2021
Horários: terças e quintas, das 17h às 19h
Total: 32 aulas | 64 hrs/aula

Nível de exigência:  intermediário
Pré-requisitos: domínio de fotometria e equipamento fotográfico próprio
Público-alvo:  fotógrafos amadores com interesse em se especializar nos diversos segmentos da fotografia comercial.

O Curso Profissionalizante de Fotografia do f/508 visa a formação cultural, visual e técnica de quem procura essa prática como profissão, propiciando uma base crítica e analítica fundamental para a construção de imagens. Visando ampliar o horizonte de referências estéticas, as aulas aumentam o espectro cultural e técnico do aluno, oferecendo o aporte para a criação de uma maturidade imagetica. O curso será ministrado inteiramente online, com análise personalizada dos exercícios propostos e disponibilização das aulas gravadas para download.

O curso proporciona ainda uma imersão em diversas possíveis áreas de atuação comercial, com o intuito de formar um fotógrafo polivalente e autosuficiente. Aborda técnicas de gestão e tratamento de imagens, iluminação em estúdio, percepção da luz, direção de pessoas, fotografia de gastronomia, fotografia de still de produtos e natureza morta, fotografia de ambientes, retrato, moda, eventos e outros segmentos oriundos da fotografia comercial. O estudo oferece um panorama de possibilidades, além da base para criação de portfólio e orientação para contato com clientes em potencial e marketing pessoal.

Professores: Humberto Lemos e Raquel Pellicano + convidados

Fotógrafo fine art, Humberto Lemos tem foco na fotografia minimalista com influência oriental. Criou o conceito de Paisagens Imaginárias – atua como coordenador e professor no Espaço f/508 de Fotografia, em Lisboa. Fundou o Espaço f/508 de Cultura em Brasília, que, em 2020, completa 15 anos. Realizou a curadoria de diversas exposições e publicações virtuais, e desenvolveu projetos de inclusão social como o Retratando com Alma (2005), oficina fotográfica realizada com deficientes visuais, e o Libertas CAJE (2008), realizado com os internos da instituição. Foi professor da Secretaria de Cultura do Distrito Federal de 2005 a 2007, e ministrou a matéria Fotografia como suporte para a arte contemporânea, na Pós Graduação f/508. Portfólios: @humbertolemos e www.humbertolemos.com

Bacharel em Artes Plásticas pela Universidade de Brasília (UnB), Raquel Pellicano é fotógrafa e artista visual, com produção autoral e experimentações em linguagem fotográfica. Comercialmente, é especializada em retratos, nu feminino e registros de viagens. Com 33 anos, é sócia do Espaço f/508, ministra cursos e oficinas e está à frente do estúdio fotográfico. Criou o programa do curso de pós graduação em Fotografia como Suporte para a Imaginação, que teve início em março de 2018. Assinou diversos editoriais de moda, com trabalhos publicados nas revistas Vogue Brasil, Trip, VIP, Playboy e VIP moda. Em 2012, realizou uma palestra sobre fotografia e Retrato à convite da Fnac. Em 2020 participou do podcast Filosofia de Bar, com Mayã Fernandes, e do projeto Coleção Particular, de entrevistas com Raisa Pina. É curadora convidada do terceiro ciclo do Projeto Baleia. Atua em Lisboa e na Europa, com temporadas no Brasil.

Módulo Técnico
Fotografia e geometria. Fotografia em preto e branco: enxergando em PB; o cinza médio. Dupla Exposição. Instante decisivo. Linguagem fotográfica. Uso da cor enquanto elemento de composição. Fotômetro, modos de medição, foco automático, tipos de arquivo. Macro com lente invertida. Flash dedicado: fotometria do flash, luz artificial, técnicas criativas. Tipos de cartões e sensores. Panorama histórico da fotografia. Landscape e longas exposições

Módulo Tratamento de Imagem
Gestão de arquivos, organização e classificação + tratamento de imagem com o software Adobe Lightroom. Apresentação das interfaces e suas ferramentas. Corte e correção de perspectiva. Fotografia P&B. Fotografia em cor. Distorção. Máscaras (filtro radial, filtro graduado, pincel de ajuste). Tipos de arquivo. Gerenciamento de Cores: Espaços de cor. Balanço de branco, exposição, contraste, saturação, HSL, tonalização dividida, detalhe. Limpeza da imagem: Remoção de sujeira do sensor. Preparação de arquivos para impressão fine art. Photoshop CC para retratos: tratamento de pele high end, suavização de textura, distorção da imagem, criação gráfica de dipticos e trípticos, dupla exposição no photoshop.

Módulo Composição Avançada
Leis da Gestalt (Unidade, segregação, unificação, continuidade, proximidade, semelhança, pregnância da forma); Conceituação e propriedades (Forma, Forma/Ponto, Forma/Linha, Forma/Volume); Categorias Conceituais (Harmonia/Ordem, Harmonia/Regularidade, Desarmonia,Equilíbrio/Simetria, Equilíbrio/Assimetria, Equilíbrio/Peso e direção, Contraste/Luz e tom, Contraste/Ritmo, Contraste/Passividade; Técnicas visuais: clareza, simplicidade, minimidade, complexidade, redundância, aleatoriedade, fragmentação, sutileza, distorção, profundidade, superficialidade, sequencialidade; O uso da cor e da luz.

Fotografia de Produtos
O módulo tem o intuito de oferecer aos alunos condições de aprender as nuances dos diversos tipos de trabalhos de still passíveis de serem realizados em estúdio: Varejo, Metal, Vidro, Jóia e Branco sobre branco.

Gestão de mídias sociais  para fotógrafos
Uso otimizado de mídias sociais – postagens patrocinadas, criação de público, entendimento de métricas, linguagem para mídias sociais/instagram.

Fotografia por Raquel Pellicano – Styling de Rachel Smidt, maquiagem de Talita Sá e modelo Caroline Santos

Fotografia de Gastronomia e Ambientes
As aulas visam proporcionar uma vivência teórica nas áreas da fotografia de gastronomia e de ambientes, além de fornecerem referências visuais e conhecimentos técnicos específicos inerentes a essas frentes da fotografia comercial, englobando informações sobre foodstyling, lentes apropriadas, iluminação e composição visual.

Fotografia Social
Os ramos da fotografia social, suas especificidades e mercado. Estilos na fotografia de casamentos, equipamentos e suas aplicações. O uso de flash. O papel da equipe na fotografia. Workflow: organização dos arquivos e particularidades do tratamento de imagem. Apresentação do produto final.

Fotojornalismo
Os primórdios do fotojornalismo. Suas manifestações e práticas de construção imagetica. O nascimento das agências. As novas mídias – o olhar e o corpo. Da fotorreportagem à fotografia documental.

Retrato e moda
Escolha da Locação. Sugestões de lentes adequadas. Tipos de trabalho: book, editorial de moda, catálogo, look-book, lifestyle, ensaios, retrato autoral, retrato corporativo e demais frentes. O conceito na fotografia de moda. Breve história da fotografia de retrato e moda. Análise de trabalhos de fotógrafos renomados. O papel do stylist (produção fashion e comercial). O papel do maquiador. Uso do fotômetro. Esquemas de iluminação em estúdio. Uso do flash de estúdio. Sincronização e fotocélula. Direção de modelos. Uso do rebatedor/bandeira. Fotografia externa. Luz dura/ luz suave. Buscando uma linguagem autoral. Diferenças entre fashion, comercial e conceitual. Orientações sobre mercado, diálogos com clientes e elaboração de orçamentos. Orientação para criação de portfólio online.

Nu fotográfico
O módulo é orientado na direção de um nu artístico e comercial, trazendo questões relevantes inerentes à frente de atuação. São apresentadas abordagens de desconstrução do olhar voltadas para um estudo da luz. Entendimento dos conceitos e diferenças entre o formalismo, o nu autoral e o nu comercial.

Inclui certificado
As aulas serão gravadas e disponibilizadas para download.


Investimento

R$ 2.240,00 (até o início do curso)

• Para se inscrever, clique aqui e preencha o formulário com seus dados. Entraremos em contato via e-mail.
• Dúvidas? Entre em contato através do e-mail cursos@f508.com.br

Formas de pagamento

• À vista: transferência bancária pela conta ou pela chave pix: 10.176.681/0001-05
• Cielo [em até 12x sem juros]
• Desconto de 5% para matrícula em mais de um curso. Entre em contato via e-mail.
• A realização do pagamento acarreta na aceitação do contrato. Acesse clicando aqui.