Escrita Criativa
| 14/09

Início: 14 de setembro de 2019
Horário: sábados, 10h às 13h

Duração: 2 meses
Carga horária: 24h/aula

Nível de exigência: básico
Pré-requisitos: nenhum
Público alvo: escritores, artistas, jornalistas, roteiristas, blogueiros, interessados e curiosos em aperfeiçoar a escrita

Partindo de contos de autores consagrados ou não, a oficina procura discutir as principais características – estrutura, temáticas, estilos – do conto ocidental moderno e contemporâneo. As aulas aliam teoria e prática e convocam os alunos para o debate,
de modo a construir um saber coletivo O curso apresenta técnicas, referências e paradigmas teóricos contemporâneos para estimular a consciência para o processo de
escrita de cada um na transformação da própria vida em literatura.

Professor

Tiago Velasco é escritor, jornalista, mestre em Comunicação e Cultura na ECO/UFRJ e doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade na PUC-Rio. É autor dos livros de contos Petaluma (Ed. Oito e Meio), Microficções (publicação artesanal) e Prazer da Carne (Ed. Multifoco), além do livro de não ficção Novas dimensões da cultura pop (Ed. Multifoco). Também participou de diversas coletâneas de contos. Em 2015, conquistou o 4º lugar no Prêmio Off Flip de Literatura na categoria contos.

Programa do curso

Aula 1 – Questões sobre o conto

. O que Edgar Allan Poe, Julio Cortázar, Horacio Quiroga e Ricardo Piglia falam
sobre a escrita do conto
. O início: o que os primeiros parágrafos de “Metamorfose”, de Franz Kafka, nos
ensinam?
. A difícil tarefa de escrever: “Uma página em branco”, de Sergio Sant’Anna

Aula 2 – Discussão dos contos

. “Ponto de vista”, de Lucia Berlin.
. “Um artista da fome”, de Franz Kafka
. “Continuidade dos Parques”, de Julio Cortázar
. “Pierre Menard, autor do Quixote”, de Jorge Luis Borges
. “O Cobrador”, Rubem Fonseca
. “Acampamento índio”, Ernest Hemingway
. “Angústia”, Anton Tchekhov

Aula 3 – Discussão de contos

. “Os anões” e “200 m²”, de Veronica Stigger.
. “O concerto de João Gilberto no Rio de Janeiro”, de Sergio Sant’Anna
. “Eu gosto das histórias que minha babá conta”, de Rafael Sperling

Aula 4 – Discussão dos contos dos alunos
. Leitura e discussão de contos produzidos pelos alunos da oficina

Aula 5 – A autoficção
. O conceito de autobiografia para Philippe Lejeune: pacto autobiográfico x pacto romanesco.
. Autoficção: uma provocação de Serge Doubrovski a Lejeune.
. Autobiografia tradicional x autobiografia pós-moderna: mudança de paradigma.
. Efeito de real, um conceito barthesiano
. Exercício para casa: escrever um texto a partir de uma foto

Aula 6 – Ficção, autobiografia e memória
. Vida vivida e vida escrita: comentários sobre o conto “O Outro”, de Jorge Luis Borges.
. Leitura e comentários dos textos produzidos.
. Exercício em sala.
. Exercício para casa (identidade 1)

Aula 7 – Poéticas contemporâneas
. Microconto
. Diálogos entre literatura e arte contemporânea
. Escrita não criativa: literatura sample
. Exercício em sala
. Exercício para casa (identidade 2)


Aula 8 – Discussão dos contos produzidos pelos alunos


Investimento

1º lote: 3x de R$237,66 (R$ 713,00 – até o dia 31 de agosto de 2019)
2º lote: 3x de R$ 273,37 (R$ 819,95 até o início do curso ou enquanto houver vagas)

. Inicie o seu processo de matrícula clicando aqui.

Formas de pagamento

  • .À vista: dinheiro, cheque, transferência bancária [10% de desconto]
  • .Cartão de débito [3% de desconto]
  • .Cartão de crédito [presencial – valor integral em até 3x]
  • .Pagseguro [on line – valor integral em até 12x, sujeito à juros da administradora]

. A realização do pagamento acarreta na aceitação do contrato. Acesse clicando aqui.