Escrita Criativa
| 14/03

Início: 14 de março de 2020
Horário: sábados, de 10h às 13h
Duração: 2 meses
Carga horária: 24h/aula

Nível de exigência: básico
Pré-requisitos: nenhum
Público alvo: escritores, artistas, jornalistas, roteiristas, blogueiros, interessados e curiosos em aperfeiçoar a escrita

Partindo de contos de autores consagrados ou não, a oficina procura discutir as principais características – estrutura, temáticas, estilos – do conto ocidental moderno e contemporâneo. As aulas aliam teoria e prática e convocam os alunos para o debate,
de modo a construir um saber coletivo O curso apresenta técnicas, referências e paradigmas teóricos contemporâneos para estimular a consciência para o processo de
escrita de cada um na transformação da própria vida em literatura.

Professor

Tiago Velasco é escritor e professor do curso de Teoria, Crítica e História da Arte na UnB. Doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio, ministra cursos de escrita criativa. É autor dos livros de contos Petaluma (Ed. Oito e Meio), Microficções (publicação artesanal) e Prazer da Carne (Ed. Multifoco), além do livro de não ficção Novas dimensões da cultura pop (Ed. Multifoco). Também participou de diversas coletâneas de contos. Em 2019, foi um dos vencedores do concurso de contos LER Novos Autores; em 2015, conquistou o 4º lugar no Prêmio Off Flip de Literatura na categoria contos.

Programa do curso

Aula 1 – Questões sobre o conto

. O que Edgar Allan Poe, Julio Cortázar, Horacio Quiroga e Ricardo Piglia falam
sobre a escrita do conto
. O início: o que os primeiros parágrafos de “Metamorfose”, de Franz Kafka, nos
ensinam?
. A difícil tarefa de escrever: “Uma página em branco”, de Sergio Sant’Anna

Aula 2 – Discussão dos contos

. “Ponto de vista”, de Lucia Berlin.
. “Um artista da fome”, de Franz Kafka
. “Continuidade dos Parques”, de Julio Cortázar
. “Pierre Menard, autor do Quixote”, de Jorge Luis Borges
. “O Cobrador”, Rubem Fonseca
. “Acampamento índio”, Ernest Hemingway
. “Angústia”, Anton Tchekhov

Aula 3 – Discussão de contos

. “Os anões” e “200 m²”, de Veronica Stigger.
. “O concerto de João Gilberto no Rio de Janeiro”, de Sergio Sant’Anna
. “Eu gosto das histórias que minha babá conta”, de Rafael Sperling

Aula 4 – Discussão dos contos dos alunos
. Leitura e discussão de contos produzidos pelos alunos da oficina

Aula 5 – A autoficção
. O conceito de autobiografia para Philippe Lejeune: pacto autobiográfico x pacto romanesco.
. Autoficção: uma provocação de Serge Doubrovski a Lejeune.
. Autobiografia tradicional x autobiografia pós-moderna: mudança de paradigma.
. Efeito de real, um conceito barthesiano
. Exercício para casa: escrever um texto a partir de uma foto

Aula 6 – Ficção, autobiografia e memória
. Vida vivida e vida escrita: comentários sobre o conto “O Outro”, de Jorge Luis Borges.
. Leitura e comentários dos textos produzidos.
. Exercício em sala.
. Exercício para casa (identidade 1)

Aula 7 – Poéticas contemporâneas
. Microconto
. Diálogos entre literatura e arte contemporânea
. Escrita não criativa: literatura sample
. Exercício em sala
. Exercício para casa (identidade 2)

Aula 8 – Discussão dos contos produzidos pelos alunos


Investimento

1º lote: 3x de R$ 237,67 (R$ 713,00 até o dia 07 de março de 2020)
2º lote: 3x de R$ 273,37 (R$ 819,95 até o início do curso ou enquanto houver vagas)

. Inicie o seu processo de matrícula clicando aqui.

Formas de pagamento

  • .À vista: dinheiro, cheque, transferência bancária [10% de desconto]
  • .Cartão de débito [3% de desconto]
  • .Cartão de crédito [presencial – valor integral em até 3x]
  • .Pagseguro [on line – valor integral em até 12x, sujeito à juros da administradora]

. A realização do pagamento acarreta na aceitação do contrato. Acesse clicando aqui.