Figurações do Tempo: imagem e fotografia na moda | 20/03

Girl with tobacco on tongue, 1951 / Foto: Irving Penn / Modelo: Mary Jane Russell

Início: 20 e 21 de março de 2020
Horários:
sexta-feira, de 19h às 22h
sábado, 09h às 17h

Total: 2 aulas
Carga horária: 11 h/aula

Nível de exigência: básico
Pré-requisitos: nenhum
Público-alvo: estudantes, pesquisadores, profissionais de Moda, Fotografia, Artes e Ciências Humanas e interessados em geral.


Com o objetivo de investigar a relação existente entre a Imagem (fotografia de Moda, o fashion film e o cinema) e a Moda, o workshop busca entender as duas linguagens como narrativas no contexto da modernidade dos séculos XIX e XX.
Busca também investigar as principais características e definições históricas, sociológicas e filosóficas sobre o fenômeno social da Moda, os estatutos ontológicos da imagem no ocidente, relacionando-os com as diversas, muitas vezes divergentes, concepções de Belo, de beleza e de corpo, por meio da análise dos trabalhos de nomes da fotografia de moda, como Virginia Oldoini, a Condessa Castiglione, De Meyer, Steichen, Hoyningen-Huene, Horts, Man Ray, Blumenfeld, Cecil Beaton, Munkasci, Irving Penn e Richard Avedon, entre outros.

Programa

Moda: breves conceituações;
. História da percepção no ocidente;
. Sobre a imagem no ocidente;
. A imagem nos séculos XIX e XX;
. Moda e fotografia nos séculos XIX e XX;
. Imagem em movimento: o cinema, o fashion film e a Moda;
. Fotografia de moda e a representação do corpo no ocidente;
. Sobre o Belo e a beleza na história e na filosofia.

Professor

Pesquisador em Filosofia pela UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo), Brunno Almeida Maia foi pesquisador residente do NECMIS (Núcleo de Estudos Contemporâneos do MIS – Museu da Imagem e Som). É professor convidado da Escola de Comunicação e Arte (ECA) da Universidade de São Paulo (USP), do SENAC Lapa, da FAAP (Fundação Armando Alvares Penteado) e do Centro Universitário Belas Artes. Já ministrou aulas sobre a relação entre a literatura e a moda em espaços como Fundação Ema Klabin, Adelina Instituto Cultural, Oficinas Culturais Oswald de Andrade, Oficina Cultural Casa Mário de Andrade, Sesc Consolação, Sesc Pompéia, Sesc Ipiranga, CPF – Centro de Pesquisa e Formação do Sesc, Sesc Jundiaí, Sesc 24 de maio, Sesc Belenzinho, Casa da Palavra Mário Quintana, em Santo André (SP), Oficina Cultural Hilda Hilst, em Campinas (SP), Galera AMDO, em Belo Horizonte (MG), Biblioteca Mário de Andrade, Fábricas de Cultura, Biblioteca Pública Pedro Nava, Escola São Paulo.
É autor do livro “O Teatro de Brunno Almeida Maia” (Editora Giostri, 2014). Também assina capítulo sobre a relação entre a literatura e a moda no romance Lucíola (1862) de José de Alencar no livro “Moda Vestimenta Corpo” (Editora Estação das Letras e Cores, 2015), e é um dos autores da antologia “São Paulo em Palavras” (Editora Aquarela Brasileira, 2017). Foi facilitador pedagógico do módulo I de formação em Cidadania e Direitos Humanos do Programa “Transcidadania”, uma iniciativa da Prefeitura Municipal de São Paulo, com a CADS (Coordenadoria de Assuntos de Diversidade Sexual) e Centro de Cidadania LGBT SP. Atualmente trabalha em seu próximo livro, de gênero ensaístico, “Tempos de exceção: ensaios sobre o contemporâneo” (Editora Cosmos, no prelo).

Investimento

3x de R$ 150,00 (R$ 450,00 até o início do curso ou enquanto houver vagas)

. Inicie o seu processo de matrícula clicando aqui.

Formas de pagamento

  • .À vista: dinheiro, cheque, transferência bancária [10% de desconto]
  • .Cartão de débito [3% de desconto]
  • .Cartão de crédito [presencial – valor integral em até 3x]
  • .Pagseguro [on line – valor integral em até 12x, sujeito à juros da administradora]

. A realização do pagamento acarreta na aceitação do contrato. Acesse clicando aqui.