Filosofia da Fotografia – Módulo I | ON-LINE E AO VIVO | 02/03

Imagem de capa: Raquel Pellicano

Início: 02 de março de 2020
Horário: às terças e sextas, das 15h às 18h
Total: 8 aulas, 24 horas/aula

Nível de exigência: básico
Pré-requisitos: nenhum
Público-alvo: Todas as pessoas interessadas no tema



Ao longo da história da filosofia ocidental, a experiência da visão propiciou a filósofas e filósofos a formulação de teorias no âmbito da arte. Com o surgimento da fotografia, com a Revolução Industrial e os avanços tecnológicos, a arte e a fotografia entrelaçaram-se com questões metafísicas, éticas e políticas. O curso irá inserir os participantes na linguagem filosófica para a compreensão dos principais conceitos sobre a imagem fotográfica.

Programa

Encontro 1 

Introdução à filosofia da fotografia 

Introdução ao método filosófico e o surgimento da filosofia da fotografia. Obra indicada: Fotografia e história, de Boris Kossoy. 

Encontro 2 

A criação de conceitos na perspectiva de Roland Barthes 

Compreender o conceito de punctum e o conceito de câmera clara.

Filosofia e estudo de caso I 

Estudo de caso colocando em prática os conceitos assimilados na filosofia de Barthes. 

Obra utilizada: Câmera clara, de Roland Barthes. 

Encontro 3 

A relação entre o/a fotógrafo/a e o aparelho 

Estudo acerca teoria de Vilém Flusser sobre a fotografia, acentuando a luta entre o/a fotógrafo/a e o aparelho, tal como essa relação desenvolve-se no domínio da filosofia da fotografia. 

Filosofia e estudo de caso II Estudo de caso com base nas análises e críticas de Vilém Flusser. Obras utilizadas: Ensaio sobre a fotografia de Vilém Flusser.

Encontro 4 

A imagem como resposta ao totalitarismo. 

Introdução aos conceitos artísticos elencados por Walter Benjamin para responder ao contexto histórico do nazismo, capitalismo e ao período de guerra iminente. 

Filosofia e estudo de caso III 

Estudo de caso com base nas análises de Walter Benjamin sobre a reprodutibilidade da imagem. 

Obras utilizadas:

Ensaios: Pequena história da fotografia e A obra de arte na era da sua reprodutibilidade técnica, de Walter Benjamin. 

Encontro 5 

Fotografia e fascismo 

Investigar elementos encontrados em uma estética fascista, de acordo com Susan Sontag. 

Filosofia e estudo de caso IV 

Estudo de caso com as imagens fotográficas da fotógrafa Leni Riefenstahl.

Obras utilizadas: 

Ensaios: Fascinante fascismo, de Susan Sontag.

Encontro 6 

Fotografia e propaganda 

Análise da propaganda e suas finalidades dentro de um regime fascista.

Filosofia e estudo de caso V 

Paralelo entre imagens da 2ª guerra mundial e dias atuais. 

Obras utilizadas: Origens do Totalitarismo, de Hannah Arendt. Capítulo “O movimento totalitário; A propaganda totalitária”(p. 303 – 318). 

 

Encontro 7

Fotografias que encobrem a dor do outro 

O recorte de mundo pelo fotógrafo/a sob a visão de Susan Sontag. Os conceitos a serem explorados serão: fragmento, legenda e enquadramento. 

Filosofia e estudo de caso VI 

Estudo de caso colocando em prática conceitos propostos pela filósofa Susan Sontag. 

Obras utilizadas: Sobre fotografia. Ensaio: “Estados Unidos, visto em fotos, de um ângulo sombrio”(p. 20-32). 

Obras sugeridas: Diante da dor dos outros, Susan Sontag 

Encontro 8 

Fotografia na contemporaneidade e sua utilização para a guerra 

Análise de imagens para a criação de narrativas sobre quais vidas são passíveis de luto. 

Obras utilizadas: Quadros de guerra, ensaio: “Vida precária, vida passível de luto”, de Judith Butler. (p. 13 – 56) 

Obras sugeridas: Quadros de guerra, ensaio: “Tortura e a ética da fotografia: pensando com Susan Sontag”.(p. 99 – 150) 

Filosofia e estudo de caso VII 

Análise de imagens com base nos critérios de enquadramento de Butler e na criação de narrativas.

Roland Barthes

Professora

Mayã Fernandes é doutoranda em Artes Visuais pela UnB (2019), mestra em Metafísica na linha de pesquisa Estética Antiga: Narrativa, Visualidade e Verdade, pela mesma Universidade (2018), com estágio de pesquisa na UBA (Buenos Aires/ARG) e graduada em Filosofia pela UnB (2016). É crítica de arte, onde atuou durante o ano de 2018 e 2019 na Revista Desvio/RJ, e publicou mais de 30 críticas. Atua como parecerista ad hoc de revistas científicas nas áreas de filosofia, artes e letras. É fundadora da Oribê – editoração, formação, elaboração de material didático e consultoria em educação. É escritora ensaísta e atualmente é colunista da revista literária Ano I: Ensaio. Publicou diversos artigos e ensaios nas áreas de Filosofia, História da Arte e Filosofia da Fotografia.  Para conferir a produção bibliográfica da professora acesse http://www.linhasdefuga.com.br

Além de amável, acessível e participativa, a professora demonstrou conhecimento vivência profundos que ampliaram minha compreensão sobre temas de fronteira para o fazer com ética no mundo contemporâneo.

Tiago Rocha de Almeida

O curso atendeu minhas expectativas, pude adquirir novos conhecimentos e repensar um pouco o fazer fotográfico. Mayã foi uma excelente professora!

Henrique Bulhões

Investimento

R$ 560,00 (até o início do curso)

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