Fotografia e outras linguagens
| 18/03

Imagem da capa: Rosangela Rennó, Experiência de cinema, 2004 – 2005

Início: 18 de março de 2020
Horários: quartas-feiras, 19h às 21h
Total: 7 aulas, 14h/aula

Nível de exigência: básico
Pré-requisitos: possuir câmera (celular ou DSRL)
Público-alvo: entusiastas da fotografia; fotógrafos que desejam expandir suas reflexões das práticas fotográficas



A proposta deste curso visa explorar as potências de ressignificação da imagem a partir do diálogo da fotografia com a literatura, áudio (narrações, sons diversos, músicas), vídeo e cinema. Após a apresentação de conceitos e aspectos básicos da linguagem e da estética fotográfica, de aspectos próprios da fotografia contemporânea e do entendimento da fotografia enquanto processo, cada aula será dedicada a pensar possibilidades de interação com quatro outras linguagens: O objetivo é romper com dogmas na criação de conceitos que envolvem a feitura da fotografia, potencializando também sua experimentação diante da ampliação de interações poéticas com outras linguagens. Abraçar as dinâmicas de uma transdisciplinaridade que parte do fazer fotográfico, explorando os limiares e as fronteiras de cada linguagem proposta em cada uma das etapas.

Programa

Módulo 1
1- Noções básicas da linguagem fotográfica
2- Aspectos da estética fotográfica

Módulo 2
1- Fotografia contemporânea e a compreensão da fotografia enquanto processo (da concepção da imagem ao fazer fotográfico)
2- Transdisciplinaridade e a ampliação de possibilidades a partir da interação da fotografia com outras linguagens

Módulo 3
1- Fotografia e literatura: apropriação de elementos próprios à literatura; discussão de possibilidades de interação entre texto e imagem fotográfica

Módulo 4
1- Fotografia e som: apresentação e apropriação de elementos próprios à música a outros formatos de áudio; discussão de possibilidades de interação entre sons e a imagem fotográfica

Módulo 5
1- Fotografia e vídeo: apresentação e apropriação de elementos próprios ao vídeo; discussão de possibilidades de interação entre imagens em movimento e imagem fotográfica

Módulo 6
1- Fotografia e cinema: apresentação e apropriação de elementos próprios à linguagem cinematográfica; discussão de possibilidades de interação entre a narrativa e prática do cinema e a imagem fotográfica

Módulo 7
1- Apresentação e discussão dos trabalhos finais

Professor

Mateus Vidigal é fotógrafo e mestre em Comunicação pela Universidade de Brasília. Na linha de pesquisa Imagem, Som e Escrita, desenvolveu a dissertação de mestrado “Entre o eu e a fotografia: experiência estética como devaneio e o sistema autopoiético observador-imagem”, na qual versa sobre a temática da experiência estética fotográfica na contemporaneidade e assume uma metodologia na qual é pesquisador e alvo da própria pesquisa. Como parte de suas atividades enquanto bolsista do programa de pós-graduação, foi professor da disciplina Linguagem e Estética Fotográfica sob orientação da professora doutora Gabriela Pereira de Freitas. É jornalista formado pela Faculdade de Comunicação da UnB e aproximou-se dos estudos sobre fotografia ainda no trabalho de conclusão do curso, em 2015. Busca uma abordagem da imagem fotográfica  menos interpretativa e mais pautada por afetos, de modo a assumir o subjetivo e abraçar a experimentação da imagem como ruptura.   


Investimento

1º lote: 3x de R$ 237,67 (R$ 713,00 até o dia 11 de março de 2020)
2º lote: 3x de R$ 256,67 (R$ 819,95 até o início do curso ou enquanto houver vagas)

. Inicie o seu processo de matrícula clicando aqui.

Formas de pagamento

  • .À vista: dinheiro, cheque, transferência bancária [10% de desconto]
  • .Cartão de débito [3% de desconto]
  • .Cartão de crédito [presencial – valor integral em até 3x]
  • .Pagseguro [on line – valor integral em até 12x, sujeito à juros da administradora]

. A realização do pagamento acarreta na aceitação do contrato. Acesse clicando aqui.