Oficina de Expressionismo Alemão no Cinema | ONLINE AO VIVO | em breve

Cena do filme Metrópolis, de Fritz Lang, 1927

Datas:  em breve
Horários: sábados, de 10h às 12h (horário de Brasília)
Carga horária: 4hrs/aula

Nível de exigência: básico
Pré-requisitos: nenhum
Público-alvo: estudantes, fotógrafos, artistas e interessados em uma introdução à linguagem cinematográfica

Com forte influência das pinturas de Van Gogh, o expressionismo estendeu-se por quase todas as artes, como o cinema e a pintura. A oficina busca compreender o desenvolvimento dessa vanguarda cinematográfica através da análise de filmes como Metrópolis (1927) de Fritz Lang, O Gabinete do Dr. Caligari (1919), de Robert Wiene, Nosferatu, Uma Sinfonia de Horrores (1922), de Friedrich Wilhelm Murnau.
Caracteriza-se pela distorção da imagem (uso de cores vibrantes que remetem ao sobrenatural), do retorno ao gótico e a oposição a uma sociedade imersa no racionalismo moderno. No cinema, caracteriza-se pela distorção de cenários e personagens, através da maquiagem, dos recursos de fotografia.

Professora

Josianne Diniz é professora da Faculdade de Cinema e Mídias Digitais no Instituto Superior de Brasília – IESB. Doutoranda em Comunicação e Sociedade na linha de pesquisa Poder e Políticas Comunicacionais, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade de Brasília – UnB. Mestra em Comunicação e Sociedade pela Universidade de Brasília, na linha de pesquisa Imagem, Som e Escrita. Bacharela em Comunicação Social em Audiovisual pela Universidade de Brasília. Dedica-se à investigação do Cinema Brasileiro e suas relações com identidade social, imaginário, representação social, análise da história a partir do cinema. O Cinema Brasileiro Periférico e sua relação com território, cultura, estética. O Cinema Latino-Americano, sua relação com a história da América-Latina, colonização, linguagem e estética. Desenvolve pesquisa também em Documentário, com ênfase em documentário ficcional, documentário observacional, fabulação, ficcionalização de si e Documentário Brasileiro Contemporâneo. Membro do Núcleo de Estudos e Produção Digital em Linguagem Sonora, NEPLIS, grupo vinculado ao Laboratório de Áudio da Faculdade de Comunicação (FAC/UnB). É cineasta, atua como Diretora em obras audiovisuais. Sua principal obra é o curta-metragem Onde Mora o Afeto (2018). Filme que aborda afetividades em ambientes periféricos.


Investimento

R$ 130,00 (até o início do curso)

Para se inscrever, clique aqui e preencha o formulário com seus dados. Entraremos em contato via e-mail.
Dúvidas? Entre em contato através do e-mail cursos@f508.com.br

Formas de pagamento

• À vista: transferência bancária
• Cielo [em até 12x sem juros]
• Desconto de 5% para matrícula em mais de um curso. Entre em contato via e-mail.
• A realização do pagamento acarreta na aceitação do contrato. Acesse clicando aqui.