Workshop de
Autopublicação

Datas: 05, 06 e 07 de junho de 2019
Horários:19h às 22h

Duração: 03 dias
Carga horária: 09h/aula

Nível de exigência: básico
Pré-requisitos: nenhum
Público-alvo: artistas, escritores, e interessados em aprender, desenvolver , e organizar seus projetos para publicações físicas e digitais

O workshop busca orientar quem deseja criar um projeto de autopublicação, com foco na organização editorial, viabilizando aspectos práticos como canais de venda, formas de divulgação e criação, entre outros tópicos.
Ele nasce em um momento importante do mercado editorial, em que, de um lado, as grandes livrarias enfrentam uma das maiores crises já vistas, e de outro, abre espaço para novos debates, políticas de atuação e formas de inserção nesse segmento. O trabalho indepentende, seja por meio de editoras de médio porte ou escritores que se autopublicam, tem representado um papel fundamental nesse novo cenário.

Programa

Aula 01

– Apresentação: Case Experimentos Impressos
– Pesquisas e dados sobre o mercado do livro no Brasil
– O mercado independente
– O que é autopublicação?
– Plataformas digitais
– e-books
– Obras impressas
– Como eu me vejo?
– Visão de artista
– Visão comercial
– Organização editorial
– É importante ter CNPJ?
– E o registro na Biblioteca Nacional, para que serve?
– É importante ter ISBN?
– Identidade visual/marca
– Linha de trabalho: pequenas tiragens x grandes tiragens
– A produção artesanal e/ou caseira X tiragens em gráficas
– Encadernação artesanal e outras técnicas de baixo custo

Aula 02

– Organização: estoque; fornecedores; formação de preço: investimento e mão de obra (produção artesanal); finanças (investimento e lucro); é possível alcançar a sustentabilidade financeira?

-Canais de distribuição: feiras gráficas; loja online; livrarias: o modelo comercial praticado hoje (consignação, percentual de 35% sobre preço de capa e prazo de repasse para editoras); redes sociais
– Divulgação: redes sociais e posts promovidos; assessoria de imprensa; a importância de ter capacidade produtiva para suprir eventuais grandes demandas; veículos especializados e relacionamento com jornalistas; impressos, eletrônicos e sites/blogs; mailing de contatos; abordagem; releases e notas; estrutura dos textos; booktubers; divulgação criativa e sem custo: case Kit Gay e Carne Fresca; Youtube e os booktrailers ou vídeos de passo a passo

Aula 03

– Processos criativos
-Tipos e referências de publicações independentes
– Tipos de impressão e acabamentos
– Dissecando o livro: Atlas de anatomia: detalhes do processo de pesquisa, criação e concepção da obra lançada em 2017
– Exercício prático – narrativa visual na publicação: colagem manual e zine

Professor

Ricardo Rodrigues é formado em comunicação social, nas habilitações de publicidade e jornalismo. Atuou como repórter de cultura, assessor de imprensa e produtor de conteúdo para meio digital. Em paralelo sempre produziu textos de ficção, os quais resolveu materializar no papel em 2016 com a criação da editora de autopublicação Experimentos Impressos. Desde então publicou mais de 50 títulos, entre zines e livros, além de outras peças gráficas. 


Matrículas encerradas.

Tem interesse no curso? Envie um e-mail para cursos@f508.com.br

Formas de pagamento

  • .À vista: dinheiro, cheque, transferência bancária [5% de desconto]
  • .Cartão de débito [3% de desconto]
  • .Cartão de crédito [presencial – valor integral em até 3x]
  • .Pagseguro [on line – valor integral em até 12x, sujeito à juros da administradora]

. A realização do pagamento acarreta na aceitação do contrato. Acesse clicando aqui.